Instrumentista de Jazz

Gostas de Música? Queres cantar ou tocar um instrumento musical?

Com ou sem experiência musical, este curso destina-se a jovens alunos que pretendem desenvolver competências no domínio técnico de um instrumento musical ou do canto/voz. Percorrendo vários estilos musicais como o Blues, o Funk, o Soul, a Bossa Nova, entre outros, tendo o Jazz como referência central, este curso tem como finalidade desenvolver um conjunto alargado de competências no âmbito da performance musical.

Plano de Estudos

SÓCIO-CULTURAL
Português; Inglês; Área de Integração; Tecnologias da Informação e Comunicação; Educação Física.
CIENTÍFICA
História da Cultura e das Artes; História do Jazz; Teoria e Análise Musical; Física do Som.
TÉCNICA
Instrumento – Jazz; Combo; Orquestra de Jazz (Big Band, Coro, Orquestra de Guitarras, Orquestra de Percussão) e Naipe; Técnicas de Improvisação; Formação em Contexto de Trabalho.

Competências Desenvolvidas

Os alunos do CPIJ desenvolvem competências para criar o seu próprio projeto musical de autor, participar e ingressar em projetos musicais, orquestras, bandas e na indústria discográfica. Criar arranjos musicais, elaborar partituras para diferentes instrumentos, conceber e realizar trabalhos artísticos (apresentações ao vivo, registos em suporte áudio e ou audiovisual), definir o conceito estético do trabalho artístico, através de escolha de repertório e instrumentação, planear e dirigir ensaios de preparação para um projecto artístico específico, são capacidades a serem desenvolvidas neste curso.

Saídas Profissionais

O Algarve, região turística de grande referência nacional e internacional, possui um mercado hoteleiro ao qual estão associadas redes de animação culturais e musicais performativas. Através da Formação em Contexto de Trabalho e do estabelecimento de protocolos, de forma a proporcionar uma verdadeira aproximação ao mercado de trabalho performativo, os alunos do CPIJ vão realizar atuações musicais com regularidade possibilitando assim o contacto pessoal e profissional com os tecidos municipais, culturais e turísticos da região.

  • Redes turísticas, hoteleiras
  • Redes de restauração e similares
  • Indústria de animação e entretenimento
  • Festivais e eventos artísticos
  • Celebrações e feiras regionais e municipais
  • Animações públicas e privadas
  • Espaços e associações culturais e recreativas
  • Ensino artístico livre e especializado
  • Entidades artísticas especializadas
Contacta-nos para mais informações!

Contacta-nos para mais informações!

Se tiveres alguma questão ou dúvida não hesites em contactar-nos! Estamos cá para te ajudar a fazer a melhor escolha para teu futuro!