Científico-Humanístico – Informática

Numa época e sociedade ultra digital como a que vivemos, o agrupamento de escolas Pinheiro e Rosa verificou que existe uma inadequação da oferta formativa no ensino secundário para os alunos que pretendam prosseguir estudos nas áreas tecnológicas, como Engenheiro de Software, Programador e afins. Além disso, a grande maioria dos cursos do ensino superior, mesmo em áreas não diretamente ligadas à área de Informática, tem pelo menos uma disciplina de programação. A grande maioria dos alunos não termina o secundário com os conhecimentos básicos de Informática, nomeadamente de programação, para a frequência de cursos na área das Ciências, das Engenharias e da Informática.
O curso permite ao aluno adquirir um conjunto de saberes e competências que lhe possibilita observar e organizar o espaço envolvente e compreender a ciência e a tecnologia numa perspetiva mais ligada à informática e à programação, reconhecendo e relacionando as suas implicações na sociedade contemporânea.
No 12º ano poderás escolher algumas disciplinas de opção de acordo com o projeto educativo da escola, como por exemplo Física, Química, Materiais e Tecnologias, Aplicações Informáticas B, Programação Mobile, Desenvolvimento de Aplicações Web, Marketing Digital, Ferramentas Multimédia, Arquitetura de Computadores ou Redes de Comunicação.
Destinatários e Condições de acesso:
-
- Alunos com o 9º ano de escolaridade ou com equivalência ao 9º ano de escolaridade;
-
- Alunos com projetos de vida que passem pelo prosseguimento de estudos de nível superior;
-
- Alunos com sensibilidade para a matematização do real, a investigação científica e a inovação tecnológica, iniciativa, vontade empreendedora e gosto pela colocação da ciência e da tecnologia ao serviço do progresso humano.
Possíveis saídas profissionais:
Área da Tecnologia (Ciências da Computação, Informática, Programador, etc)
Área da Engenharia (Aeroespacial, Alimentar, Ambiente, Elétrica e Eletrónica, …)
Alguns exemplos de profissões:
Programador de Sistemas Informáticos, Web Developer, Programador Mobile, Engenheiro Informático, Aeronáutico, Eletrotécnico), Investigador.

